Polícia

PC-AM prende oito integrantes de organização criminosa por extorsão mediante sequestro

Crime ocorreu em um residencial localizado na zona norte de Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), deflagrou operação, na segunda-feira (10/04), que resultou nas prisões de oito integrantes de uma organização criminosa por extorsão mediante sequestro envolvendo duas irmãs, de 9 e 18 anos. O crime ocorreu na quarta-feira (05/04), em um residencial localizado no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.

Foram presos pelo crime Adigenisson Assis e Assis, 21; Edgar Pinto Monteiro Junior, 27; Flávio Israel Garcia Pinho, 23, conhecido como “Pateta”; Geise Paiva Dias, 25; Jerusa Oliveira Guimarães, 25; Francisco Paula Lima dos Santos, chamado de “Loirinho”; além de Jackson de Almeida Gama e Marcelo Alves de Oliveira.

Em coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Geral (DG), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, destacou o êxito dessa ação, que culminou na prisão desse grupo criminoso.

“Esse é mais um trabalho que foi desempenhado pelas equipes da DEHS, dando uma pronta resposta à população. Ao todo, de janeiro até agora, a DEHS já prendeu mais de 100 pessoas”, enfatizou Torres.

Conforme a delegada Deborah Barreiros, adjunta da unidade policial especializada, as investigações em torno do caso iniciaram após a família das irmãs comparecerem à delegacia e informaram que elas haviam sido sequestradas de dentro de casa, e estavam sendo mantidas em cárcere privado pelo grupo.

“Rapidamente iniciamos as diligências para resgatá-las e prender os criminosos, e conseguimos localizá-los. Os indivíduos passaram a coagir os familiares delas, a fim de que o imóvel onde elas moravam fosse transferido para eles”, explicou a delegada.

Resgate e dinâmica do crime

As vítimas foram resgatadas no estacionamento de um shopping center situado na zona norte da capital, quando Geise, Francisco, Jackson e Marcelo as levaram como prova de que elas estavam vivas. Nesse momento, a mãe delas deveria finalizar a transferência do imóvel para Jerusa, que a aguardava em um cartório nas dependências do shopping.

Flávio, Francisco e Edgar foram os que invadiram a casa das vítimas e as sequestraram, e ainda ameaçaram de morte os familiares; Edgar foi o responsável por alugar seu apartamento por R$ 500 para manter as vítimas no local. Além disso, Edgar juntamente com Adigenisson e Flávio também eram responsáveis por fazer a vigilância do cativeiro.

A autoridade policial informou que os policiais tiveram conhecimento do encontro no shopping, e foram até o local e conseguiram interceptar o grupo e resgatá-las.

No local onde era o cativeiro, os policiais encontraram armas de fogo e material entorpecente.

Flagrante por tráfico

No decorrer da ação, um outro indivíduo identificado como Halisson da Silva Libório, 20, tentou fugir em posse de uma mochila contendo oxi e maconha. O material ilícito está avaliado em R$ 10 mil.

Procedimentos

Os oito envolvidos responderão por organização criminosa, extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Já Halisson foi autuado por tráfico de drogas. Todos serão encaminhados à audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *