Hemoam recomenda agendamento para doadores do tipo A+ e B+ para evitar desperdício de bolsas
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas adotou a partir desta semana a estratégia de agendamento das doações de sangue para doadores do tipo sanguíneo A+ e B+. A medida visa evitar o descarte de bolsas desses fatores, considerando que o estoque de A+ e B + estão bem acima da demanda.
A medida é temporária e importante para que haja uma administração eficiente do estoque e para evitar o descarte de material biológico por vencimento. O armazenamento de bolsas de sangue do tipo A+ e B+ está com um superávit de 400% e 800%, respectivamente. Por esse motivo, os doadores estão sendo orientados para adiarem ou agendarem suas doações de acordo com a administração dos estoques.
Por outro lado, a necessidade de doações de sangue para os tipos O+ e O- continuam normais, conforme informou o diretor-técnico de hemoterapia do Hemoam, médico Sérgio Albuquerque.
“56% da população amazonense é O+, isso significa que a demanda e o consumo também correspondem a mais de 50% das transfusões realizadas em todo Estado” ressaltou.