Feiras da ADS garantem independência financeira às agricultoras amazonenses
O Setor Primário reúne histórias de milhares de mulheres que fazem do trabalho no campo uma grande missão de vida, e é por meio das Feiras de Produtos Regionais, realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que muitos sonhos se concretizam. Esses espaços são dedicados pelo Governo do Amazonas, exclusivamente, à agricultura familiar e é onde muitas mulheres obtêm independência financeira.
Um dos exemplos é a agricultora e feirante Diana Silva que por muitos anos dependeu financeiramente de seu esposo, mas, em 2022, essa história mudou. Dona Diana ou Conceição, como gosta de ser chamada, conquistou sua autonomia após conseguir um espaço para expor seus produtos em três edições das feiras.
Ela ressalta que fez o pedido diretamente à diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, e na mesma semana foi orientada sobre os trâmites para conseguir o seu espaço e iniciou a nova jornada como produtora rural independente.
“Eu pedi um espaço para que pudesse ter o meu dinheiro sem ter que depender do meu marido e, na mesma semana, eu consegui. Agora eu tenho o meu dinheiro. Compro o que eu quiser e o resto eu vou guardando na minha poupança”, disse a produtora.
Para Diana, a independência financeira é sinônimo de autonomia e lhe garantiu muitas conquistas desde então. “Com o dinheiro conquistado aqui na minha banquinha, comprei uma televisão 44 polegadas, uma geladeira bem grandona e o meu fogão. Sou muito grata por essa oportunidade que a ADS me deu”, disse.
À frente da ADS há quase dois anos, a primeira mulher a assumir o cargo de diretora-presidente na pasta pública, Michelle Bessa, destaca que tem como missão estimular e igualar o número de agricultoras no estado, dando atenção especial às mulheres envolvidas na produção rural.
“Há quase dois anos eu assumi o compromisso de contribuir com a produção rural do nosso estado e, desde o início da minha gestão eu procuro apoiar, incentivar e dar visibilidade a todos, mas com uma atenção especial às mulheres, sejam elas produtoras, piscicultoras, feirantes ou empresárias. Estamos em um setor cujo homem ainda é maioria”, disse.
Segundo o gerente de feiras da Agência, Kleison Medeiros, o número de mulheres nas edições de feiras vem aumentando e, atualmente, a quantidade de feirantes é de aproximadamente 50% em comparação ao número de homens. Além de venderem nas edições, parte dessas mulheres também cultivam seus alimentos. É o caso da Diana Silva.
“Quando eu não estou comercializando os meus produtos nas feiras, eu estou cultivando na propriedade”, disse a produtora que disponibiliza seus produtos nas edições do programa realizado no Manaus Plaza Shopping, no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, no estacionamento em frente ao anfiteatro e na edição realizada em Rio Preto da Eva.
FOTO: Rodrigo Santos/Secom, Yasmim Negreiros/ADS e Ruth Jucá/ADS