Deputado Mário César Filho propõe Frente Parlamentar em defesa das pessoas com deficiência e doenças raras
A luta por melhor tratamento e qualidade de vida de pessoas com deficiência no Amazonas, ganha mais um aliado. O deputado estadual Mário César Filho (UB) apresentou resolução à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras.
No âmbito estadual, a medida pretende chamar a atenção do executivo para essas causas, sobretudo, sensibilizar e mobilizar um debate permanente entre os deputados.
A Frente propõe-se, ainda, dar contribuição para oferecer atendimento adequado na utilização de serviços públicos e privados.
“Conseguir implementar essa pauta no parlamento estadual, será motivo de muita alegria. Nós sabemos da dificuldade das pessoas em garantir alguns direitos. Temos a compreensão disso e sabemos que devemos promover a inclusão social desse público. Antigamente não víamos as pessoas com deficiência saindo pela cidade, para ir ao supermercado, por exemplo. Mas hoje, essa realidade é outra, principalmente, em Manaus.
Acredito que a Frente tem um papel fundamental para mostrar a população, que existem pessoas que têm alguma tipo de limitação, contudo, não precisamos tratá-las com diferença ou preconceito”, ressaltou o parlamentar.
Segundo a organização mundial da saúde, não existe um número exato de doenças raras conhecidas, mas, estima-se que existam cerca de oito mil tipos diferentes em todo o mundo.
No Brasil, há quase 13 milhões de pessoas com doenças raras. Cada patologia, recebe tratamentos diferentes, inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS).