Governo do Amazonas conclui revisão geral nos prédios da UEA de Jutaí e de Apuí
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), concluiu as obras de revisão geral, reforma e adequação das instalações dos prédios da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nos municípios de Jutaí e Apuí (distantes 51 km e 453 km da capital amazonense, respectivamente). No âmbito da universidade, a Pró-reitoria de Interiorização (Proint) realiza o acompanhamento das obras.
Com investimento no valor de R$ 838,7 mil, a obra na UEA de Jutaí contemplou serviços de reforma e adequação da unidade, com revisão da cobertura, restauração do piso em korodur, troca das luminárias, fachada, pintura geral da unidade, revisão das instalações elétrica e hidráulica, dentre outros.
No prédio da UEA de Apuí, cujo investimento foi de R$ 1,7 milhão, foram realizados os mesmos serviços feitos na unidade de Jutaí e, ainda, a recomposição do muro, recuperação da pavimentação externa, revisão das instalações de incêndio e instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Para o secretário de Infraestrutura do Estado, Carlos Henrique Lima, o investimento nas universidades dos municípios do Amazonas facilita e amplia o acesso à educação.
“A conclusão dessas obras vai fortalecer o ensino superior nessas regiões, beneficiando os estudantes de Apuí e Jutaí, e municípios adjacentes. Muitos acadêmicos enfrentam dificuldades econômicas e logísticas para buscar a formação no ensino superior em outras cidades e com as melhorias na infraestrutura conseguimos facilitar o acesso à educação”, explicou o titular da pasta.
Segundo o pró-reitor da Proint, Prof. Dr. Valber Martins, a Interiorização da educação superior é um desafio que a universidade abraçou desde sua criação. “A atual gestão tem atuado em consonância com o Governo do Amazonas para fomentar as políticas de desenvolvimento regional”, ressaltou, acrescentando que a expectativa da UEA para