Brasil

Salvador (BA) recebe etapa regional da Jornada de Inovação da Indústria com foco em tecnologia e sustentabilidade

Após passar por várias cidades do Nordeste brasileiro, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Salvador (BA) para promover um encontro regional. O evento está agendado para esta terça-feira (25), no SENAI CIMATEC, localizado na Avenida Orlando Gomes, 1845, no bairro Piatã.

A iniciativa é desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ação pretende mapear desafios, revelar soluções e impulsionar conexões em torno das transições ecológica e digital.

O superintendente de Projetos de Inovação da CNI, Carlos Bork, explica que esse movimento busca ouvir diferentes atores para que, de maneira conjunta, possam promover a criação de uma indústria mais moderna, competitiva e sustentável.

“Já ouvimos mais de praticamente 2 mil empresários nos mais diversos setores, nas mais diversas áreas, principalmente sobre transformação digital e transição ecológica. Estamos descobrindo que os temas que eles estão preocupados, que são desafios para indústrias de todos os portes, são muito similares. O empresário que está participando tem voz ativa para dizer quais são os seus problemas e quais as suas oportunidades”, destaca.

A programação da etapa regional contará com apresentação de um panorama da indústria e do ecossistema de inovação. Também serão expostos os resultados da Jornada no Nordeste do país. Os participantes ainda vão acompanhar o endereçamento dos desafios mapeados na região. Além disso, haverá painéis sobre como encaminhar as oportunidades, demandas e temas prioritários para a Inovação.

Entre os convidados a participarem do evento estão lideranças empresariais regionais, investidores, companhias de base tecnológica, gestores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e de Parques Tecnológicos, assim como representantes do poder público e organizações nacionais ou internacionais.

Exemplos de empresas inovadoras com atuação no Nordeste

Das empresas que se destacam com potencial inovador no Nordeste está a fábrica de móveis sob medida Essanto, do Grupo Officina. A unidade já produziu mais de 400 mil peças.

Atualmente, a empresa distribui para mais de 30 lojistas em todo Nordeste e, a partir de investimentos em máquinas e softwares de automação, registrou um crescimento anual de 35%.

Entre os produtos mais interessantes, está a poltrona ‘Baixa o facho’, feita de aço e algodão orgânico colorido naturalmente. O item é produzido em parceria com o designer brasiliense Marcelo Bilac. A peça foi inspirada no Lajedo do Pai Mateus – formação rochosa no Cariri paraibano de mais de 570 milhões de anos.

INFRAESTRUTURA: projetos de transportes precisam passar por teste de viabilidade e integração, recomenda CNI

IEL lança novas vagas do Programa Inova Talentos com bolsas de até R$ 12 mil

Outro exemplo de empresa inovadora com atuação no Nordeste é a Microciclo, estabelecida a partir de um trabalho de uma equipe multidisciplinar do laboratório de Biologia Molecular e Genômica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Por 15 anos, o grupo se dedicou a desenvolver novas técnicas de genética ambiental, microbiologia de petróleo, biologia molecular, bioquímica e bioinformática.

A startup criou um método de tratamento de resíduos oleosos da indústria. No caso, os pesquisadores usam bactérias não patogênicas para degradar frações do petróleo dos efluentes industriais, que exigem tratamento e destinação correta.

Ao longo de seis anos, a companhia conquistou oito programas de aceleração/editais, R$800 mil de investimento e quatro prêmios, sendo três internacionais. Além disso, a empresa validou a solução com 15 diferentes tipos de resíduos.

Congresso de Inovação da Indústria

Após a passagem da Jornada por todas as regiões do país, os organizadores vão apresentar o resultado do trabalho no 11º Congresso de Inovação da Indústria, previsto para março de 2026, em São Paulo.  

“A expectativa é que consigamos trabalhar projetos estruturantes a partir dos insumos que saíram da Jornada por estados e regiões e deixar um legado real da Jornada. Além dos aprendizados e conexões, teremos uma plataforma digital que vai reunir soluções, desafios e oportunidades identificadas ao longo do percurso”, projeta a analista de desenvolvimento industrial da CNI, Marilene Castro.

O objetivo da Jornada é promover a articulação do ecossistema de inovação em torno dos temas inteligência artificial, economia circular, transição energética e deep techs.

Sobre as deep techs

As deep techs são startups baseadas em descobertas científicas com alto potencial de impacto. Atualmente, o Brasil conta com mais de 20 mil startups.
De acordo com dados do Deep Tech Radar Brasil 2025, produzido pela Emerge em parceria com o Sebrae, o Nordeste conta com 65 deep techs. Na região, a quantidade dessas companhias é dividida geograficamente da seguinte forma:

  • Pernambuco (17)
  • Rio Grande do Norte (13)
  • Ceará (12)
  • Bahia (8)
  • Piauí (4)
  • Maranhão (4)
  • Alagoas (4)
  • Sergipe (2)
  • Paraíba (1)

Confira a programação completa do encontro regional da Jornada no Nordeste

  • 13h30: Boas-vindas
  • 14h: Abertura
  • 15h: Apresentação: panorama da indústria e do ecossistema de inovação e resultados da Jornada na Região Nordeste – como endereçar os desafios mapeados?
  • 15h45: Painel 1: Como empresas estão conseguindo superar desafios comuns e gerar inovação na Região Nordeste?
  • 16h45: Painel 2: Como o ecossistema de fomento pode destravar desafios e alavancar a inovação no Nordeste?
  • 17h45: Síntese

Vale destacar que a programação também contará com atividades para a quarta-feira (26). Confira:

  • 09h às 11h: Visita ao Senai CIMATEC – Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã, Salvador – BA
  • 11h30 às 13h: Almoço livre – Restaurante sugerido pelo CIMATEC
  • 13h às 14h: Deslocamento para o Senai CIMATEC Park – Transporte oferecido pela organização
  • 14h às 15h30: Visita ao Senai CIMATEC Park – Via Atlântica, BA 530, km 2,5, Camaçari – BA
  • 15h30- 16h30 Retorno ao Senai CIMATEC
     

Pixel Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *