Inatel abre inscrições para vestibular com ingresso em 2025
O Instituto Nacional de Telecomunicações, instituição com quase 60 anos no mercado de educação tecnológica e renomados projetos de pesquisa para o cenário nacional de tecnologia, como o 5G e o 6G, oferece sete cursos de graduação em engenharia e abre inscrições para o processo seletivo de 2025.
Além do mais tradicional curso que leva o nome do Instituto, a Engenharia de Telecomunicações, o Inatel oferece engenharia de computação, engenharia de software, engenharia de controle e automação, engenharia biomédica, engenharia elétrica e engenharia de produção. São cursos intimamente ligados à formação tecnológica, com alta empregabilidade e procura por empresas de todos os segmentos, concursos públicos, carreiras na docência e na pesquisa científica.
O Inatel oferece entre suas expertises uma formação 360°, em que o aluno sai da graduação com grande experiência prática já em empresas multinacionais e projetos de grande porte. Durante os cinco anos de engenharia, o estudante tem a oportunidade de criar e desenvolver soluções reais e empreender dentro da Incubadora de Empresas da própria Instituição, de atuar em diferentes áreas, times de competição e laboratórios de pesquisa e o mais interessante, consegue gerar renda durante a faculdade e se manter com o salário recebido dentro do campus.
São 59 anos formando engenheiros para se realizarem pessoal e profissionalmente, em carreiras que vão do Marketing e Finanças, até Petroleiros e Ministérios da Ciência e Tecnologia. A engenharia é uma das formações mais amplas e bem aceitas do mercado de trabalho e o Inatel prepara profissionais com uma visão humana e diferenciada, de criação de soluções, adaptação às realidades, atendimento às demandas da sociedade, com atividades mão na massa e experimentação contínua do mercado.
Inscrições e Provas
As inscrições para o vestibular 2025 estão abertas de 12 de agosto a 21 de outubro de 2024 para os candidatos que desejam utilizar o resultado do Enem. E de 12 de agosto a 25 de novembro de 2024 para aqueles que realizarão a prova presencial, no dia 30 de novembro de 2024. As provas serão realizadas no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí-MG, das 13h30 às 17h30.
São 940 vagas entre os sete cursos e para os dois períodos, integral e noturno. As inscrições podem ser realizadas no site www.inatel.br/vestibular e presencialmente, no Centro de Registros Acadêmicos do Inatel.
Cursos Oferecidos
Os cursos de graduação em engenharia do Inatel incluem:
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia de Computação
Engenharia de Software
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia Biomédica
Engenharia Elétrica
Engenharia de Produção
Programa de Bolsas
O Inatel possui um robusto programa de bolsas que atende mais de 60% dos alunos. Ao se inscreverem para o vestibular, os candidatos podem preencher a ficha social para solicitar diversas modalidades de bolsas. É possível acumular descontos e programas de financiamento estudantil para garantir a realização do curso dos sonhos.
Formação 360° e Experiência Prática
No Inatel, os estudantes recebem uma formação completa, com grande ênfase na experiência prática. Durante os cinco anos de graduação, os alunos participam de Feiras Tecnológicas, grandes eventos e competições e são instigados a desenvolverem a criatividade e inventidade, tudo isso aliado à experimentação profissional em empresas. A Incubadora de Empresas do Inatel permite que os alunos empreendam e criem suas próprias startups enquanto ainda estão na faculdade. E é possível ter renda própria, com oportunidades de trabalho remunerado dentro do campus.
Sobre o Inatel
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, fundado em 1965, é um centro de referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações.
Além de formar profissionais, o Instituto facilita a transferência de tecnologia para o mercado e mantém parcerias estratégicas com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais, além de órgãos como os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2016, é a unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil e, em 2023, foi anunciado como Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G. Para mais informações, visite o site.