Amazonas

Oitava edição do Governo Presente, na zona oeste, supera expectativas com mais de 6,3 mil atendimentos realizados

Próxima edição será na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, no Novo Aleixo

A oitava edição do Programa Governo Presente, realizada sábado (20/07), na Escola Estadual Pedro Câmara (CMPM VIII), na Compensa, zona oeste, ultrapassou a meta de atendimentos. De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), durante todo o dia foram realizados 6.378 atendimentos, entre serviços médicos e veterinários, emissão de documentos, suporte psicossocial, acesso ao crédito, além de atividades recreativas e culturais.

O programa é realizado pelo Governo do Amazonas, com a participação de 37 secretarias e órgãos estaduais e acontece sempre aos sábados, com o objetivo de alcançar a população de todas as áreas da cidade. A próxima edição do Governo Presente já está agendada para sábado (27/07), na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, Novo Aleixo, zona norte de Manaus.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o Governo Presente vem sendo um sucesso de público, superando a meta de atendimento a cada semana. Para essa edição, afirma o secretário, a meta era 5.035 atendimentos, mas foram realizados mais de 6.378.

“Nós temos quase 40 secretarias e órgãos fazendo atendimento à população. A UGPE está na coordenação, integrando as equipes de governo, fazendo a preparação do local, junto com a Secretaria de Educação e a Unidade de Gestão Integrada (UGI) da Casa Civil. No próximo sábado, estaremos com toda essa estrutura na zona norte de Manaus, com o objetivo de alcançar o máximo de pessoas possíveis”, declarou.

Entre os serviços mais procurados estão os atendimentos de saúde.  A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou aproximadamente 900 atendimentos, entre consultas com especialistas, exames e orientações de promoção à saúde. Além dos serviços de saúde, a SES-AM também levou a Ouvidoria para atender às demandas da população relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobre consultas e exames.

A Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão vinculado à SES-AM, proporcionou 567 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, pelo Ônibus da Prevenção, além da distribuição de preservativos.

O serviço do Castramóvel, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foi responsável por 125 castrações solidárias de cães e gatos e 100 agendamentos.

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) realizou 345 atendimentos, por meio do projeto RespiraR e do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).

Segurança e cidadania

Os serviços da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) também estiveram entre os mais demandados. Foram mais de mil atendimentos para emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), através do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM).

“Eu fui muito bem atendido e é muito bom trazer para a população esse novo sistema do CIN, que muitos ainda não têm. Faz com que a gente tenha interesse em atualizar os documentos”, declarou Anderson Pequeno, após a emissão da sua carteira de identificação.

A Polícia Militar promoveu a exposição de projetos sociais e apresentou unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE). A Defesa Civil atendeu 145 pessoas em seu estande, com ação educativa sobre desastres naturais e prevenção.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) fez cerca de 500 atendimentos, entre Educação Para o Trânsito, serviço da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e entrega de CNH Social, serviços de veículos, entre outros.

Cerca de 100 pessoas estiveram na sala de atendimento ao público do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) para fazer denúncias e receber orientações jurídicas.

Atendimento social

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou 292 atendimentos, incluindo corte de cabelo, esmaltação e serviços de manicure e massoterapia. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa promoveu o projeto “Mania de Ler”.

O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) realizou cerca de 100 atendimentos pelo Programa Crédito Solidário e a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) atendeu 163 mulheres interessadas no Crédito Rosa. O programa é voltado para mulheres empreendedoras, oferecendo financiamento para despesas operacionais essenciais à implantação, manutenção, ampliação e modernização de suas atividades produtivas.

A Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) prestou aproximadamente 125 atendimentos, abrangendo emissão de boletos, negociação de débitos habitacionais e abertura de processos para regularização fundiária. A Secretaria das Cidades e Territórios (Sect) prestou 95 consultas de processos e cadastramentos para regularização fundiária.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou 79 atendimentos em seu estande para o público interessado em suas pesquisas.

Setor primário

A Secretaria de Produção Rural (Sepror) entregou 300 cestas de frutas e legumes através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em uma iniciativa integrada ao Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa). O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal e Sustentável Florestal do Estado do Amazonas (Idam) capacitou 20 pessoas com o curso “Hortas em pequenos Espaços”.

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) entregou três toneladas de peixe para três instituições do bairro Compensa, credenciadas no FPS, alcançando aproximadamente mil famílias.

Além dos serviços essenciais, o evento proporcionou um dia de diversão para as crianças, com uma variedade de atividades lúdicas. Os jogos recreativos da Sedel e o projeto “Mania de Ler” da Secretaria de Cultura foram alguns dos destaques. “Eu vim trazer meu filho para se divertir um pouco. Ele está brincando muito e é ótimo ver que pensaram nas crianças. Isso me alegra muito como mãe’, compartilhou Suzy Darlen, moradora da Compensa.

FOTOS: Arthur Castro e Roberto Carlos/Secom

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