Saúde

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura ultrapassam 47 mil procedimentos realizados

Muitas dessas mulheres cuidam dos filhos, trabalham e têm pouco tempo para cuidar da própria saúde.

Inauguradas no final de julho, com a proposta de ampliar o acesso da população feminina aos serviços da atenção básica, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus já somam mais de 47 mil procedimentos voltados a usuárias das zonas Leste, Norte e Oeste. Gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as estruturas ofertam consultas, exames e outros serviços, com ênfase no pré-natal e na prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero.

As três unidades móveis contabilizaram, até o dia 15/12, 47.713 procedimentos realizados, dos quais 10.225 consultas médicas e 6.263 de enfermagem, 4.266 mamografias, 4.442 exames preventivos do câncer do colo do útero coletados e 15.953 exames diversos de ultrassom, sendo 2.680 da mama. Além disso, 2.340 receitas médicas tiveram medicamentos dispensados nas farmácias do serviço.

Conforme a titular da Semsa, Shádia Fraxe, as estruturas percorrem diferentes localidades dentro de suas áreas de atuação, permanecendo em média por 15 dias em cada local, beneficiando principalmente as moradoras de áreas de vulnerabilidade social e maior demanda pelos serviços da atenção básica.

“Muitas dessas mulheres cuidam dos filhos, trabalham e têm pouco tempo para cuidar da própria saúde. Nas unidades móveis, elas têm acesso mais fácil a consultas, exames e medicamentos, e isso significa um ganho importante em bem-estar e qualidade de vida”, aponta.

Shádia enfatiza a oferta de mamografias e exames de ultrassom nas unidades, além da coleta do preventivo, num reforço das estratégias da Semsa para a prevenção e rastreio dos cânceres de mama e do colo do útero. “Esses tipos são prevalentes na nossa região, mas que têm boas chances de cura quando diagnosticados logo no início”, aponta.

Estruturas

Primeira a ser inaugurada, no dia 25/7, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona Norte está atualmente posicionada na praça Irmã Helena, na avenida Cristã, no bairro Colônia Terra Nova, com previsão de permanecer no local até 29/12. Somente nos meses de novembro e dezembro, até o último dia 15, o serviço somou 5.839 procedimentos realizados, dentre eles 1.113 consultas médicas e 610 de enfermagem, 1.724 ultrassons diversos e 674 mamografias.

Na zona Leste, a unidade móvel iniciou os atendimentos no dia 26/7. Atualmente posicionada no estacionamento da Escola do Futuro da Adcam, na rua Leonora Armstrong, 321, onde deve seguir até a sexta-feira, 22/12, a estrutura totalizou, em novembro e dezembro, 4.424 procedimentos, sendo 859 consultas médicas e 752 de enfermagem, 402 exames preventivos e 1.662 exames diversos de ultrassom.

Na zona Oeste, o serviço móvel segue posicionado até a sexta-feira, 22/12, no terminal de ônibus do conjunto Augusto Montenegro, na avenida Marginal I, no bairro Lírio do Vale. A unidade, que começou a funcionar no dia 26/7, realizou, nos meses de novembro e dezembro, 5.261 procedimentos, dos quais 508 mamografias, 357 exames preventivos, e 1.035 consultas médicas e 587 de enfermagem.

Estratégia

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher fazem parte da estratégia da Semsa Manaus para reforço da cobertura da Atenção Primária à Saúde nas zonas Leste, Norte e Oeste da capital. As estruturas dispõem de equipamentos para exames de ultrassom e mamografia, farmácia para dispensação de medicamentos, e contam com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes administrativos.

A carteira de serviços das unidades inclui consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, mamografia, ultrassonografia, coleta e exame preventivo, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos.

As estruturas atendem exclusivamente o público feminino, funcionando de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h. O agendamento é feito na própria unidade, mediante apresentação do documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Jony Clay Borges / Semsa

Fotos: Divulgação / Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *