Economia

Ibovespa sobe com Petrobras, IBC-Br e geopolítica internacional

O Ibovespa voltou a fechar o pregão em alta de 1,35%, aos 188.534 pontos, após um início de sessão fraco. O desempenho do índice foi influenciado pela alta dos preços do petróleo decorrente da escalada das tensões entre Estados Unidos e Irã — o que valorizou os papéis da Petrobras — e a divulgação da prévia do PIB de dezembro acima do esperado.

O conflito geopolítico entre os EUA e o Irã sobre o programa nuclear de Teerã se manteve sob as atenções dos investidores durante a sessão. O presidente Donald Trump destacou, nesta quinta-feira (19), a necessidade de chegar a um acordo com o país, dizendo que “caso contrário, coisas ruins acontecerão”.

O acirramento do conflito causou a alta dos preços do petróleo durante a sessão, o que contribuiu para a valorização das ações da Petrobras e, consequentemente, para o avanço do Ibovespa.

Os papéis da Petrobras subiram mais de 2,5% e os bancos avançaram em bloco. O desempenho do Ibovespa, contudo, foi freado pelos papéis da Vale, que recuaram mais de 1,4%.

No cenário doméstico, o Banco Central divulgou, nesta quinta-feira (19), o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de dezembro de 2025 — considerado a “prévia do PIB” —, que mostrou retração de 0,2% em relação a novembro e um crescimento total de 2,5% no ano. O resultado mostrou desaceleração da atividade econômica brasileira em 2025, considerando o crescimento de 3,4% apresentado em 2024.

Apesar do recuo, o IBC-Br veio mais alto do que o esperado pelo mercado e por economistas que, segundo pesquisa da Reuters, esperavam um recuo de 0,5% para o indicador em dezembro.

Segundo analistas do setor, o resultado do IBC-Br mostrando uma desaceleração da atividade econômica contribuiu para a visão da manutenção dos juros elevados por mais tempo no país, o que preservaria o diferencial de taxas e contribuiria para a continuidade do fluxo de capital estrangeiro para o país. Com a sinalização do BC de um início do afrouxamento monetário em março, isso deve indicar que os cortes deverão ser mais marginais e realizados gradualmente.

Maiores altas e quedas do Ibovespa

Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:

Ações em alta no Ibovespa

  • Azevedo & Travassos SA Pfd (AZEV4): +11,76%

  • Sequoia Logistica e Transportes SA (SEQL3): +10,00%

Ações em queda no Ibovespa

  • Oi S.A.Non-Cum Perp Pfd Registered Shs (OIBR4): -24,84

  • Cia Tecidos Santanense SA Non-Cum Perp Pfd Registered Shs (CTSA4): -14,00%

 

O volume total negociado na B3 foi de R$ 28.912.610.088, em meio a 4.324.636 negócios.

 

Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.  

 

O que é o Ibovespa e como ele funciona?

 

O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.

 

O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?

 

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.

Pixel Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *