Brasil

Imagem da Seleção Feminina de Futebol é positiva para 7 em cada 10 brasileiros, segundo pesquisa

A Seleção Feminina de Futebol é avaliada como positiva por sete a cada dez brasileiros. Uma pesquisa encomendada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e realizada pela Nexus mostrou que 73% dos brasileiros veem a imagem da equipe de forma positiva ou muito positiva. Além disso, 54% afirmaram se sentir orgulhosos da equipe, e 41% afirmaram ter aumentado a frequência com que acompanham o time na última década.

Frente à pergunta “Como você avalia a imagem da Seleção Feminina de Futebol?”, 46% dos respondentes afirmaram ver a equipe de forma muito positiva, 27% de forma positiva, 6% de forma negativa e 7% de forma muito negativa, enquanto 14% não souberam responder.

Segundo a pesquisa, a avaliação da equipe se mostra superior entre jovens de 16 a 24 anos (83% de avaliações positivas), pessoas com ensino superior (77% de avaliações positivas), homens (78% de avaliações positivas), que recebem entre dois e cinco salários mínimos (77% de avaliações positivas), que recebem mais de cinco salários mínimos (77% de avaliações positivas) e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (82% de avaliações positivas).

Do lado oposto, as avaliações mais negativas vêm de pessoas analfabetas e que não sabem ler ou escrever (27% de avaliações negativas), com idades entre 41 e 59 anos (17% de avaliações negativas), moradores do Nordeste (17% de avaliações negativas) e que recebem até um salário mínimo (16% de avaliações negativas).

Sobre o sentimento de orgulho quanto à Seleção Feminina, a pesquisa mostrou que 54% dos brasileiros se sentem orgulhosos da equipe — 22% muito orgulhosos e 32% orgulhosos —, 18% se sentem mais ou menos orgulhosos e 19% se sentem pouco ou nada orgulhosos.

Ainda de acordo com o levantamento, 56% dos brasileiros afirmam já ter assistido a alguma partida de futebol feminino, e 58% afirmam que jogos da Seleção Brasileira são a melhor porta de entrada para o acompanhamento da modalidade. 

Nesse sentido, 41% dos brasileiros afirmam que a frequência com que acompanham as partidas da Seleção Feminina aumentou nos últimos dez anos, enquanto, para 19%, ela continuou a mesma e diminuiu para 30%. Na última década, a equipe conquistou três Copas América (2018, 2022 e 2025), títulos no Torneio Internacional de Futebol Feminino (2015, 2016 e 2021), nos Jogos Pan-Americanos (2015), Jogos Mundiais Militares (2018), Universíada de Verão (2017) e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

 

Empolgação dividida

 

Mesmo com a conquista de tantos títulos e o aumento na audiência na última década, a Seleção Feminina ainda divide o público quanto à empolgação. Para 32%, o atual momento da equipe é animador, enquanto 36% se mostram com pouca ou nenhuma empolgação. Outros 25% se mostraram mais ou menos empolgados e 7% não souberam responder.

 

Enquanto isso, a pesquisa mostrou que, para 59% dos brasileiros, o apoio e reconhecimento dados ao futebol feminino é aquém do que a modalidade merece, enquanto 30% acreditam que a modalidade recebe o apoio merecido.

“O futebol feminino é uma modalidade que cresceu bastante nos últimos anos, tem despertado cada vez mais interesse das pessoas, especialmente depois da medalha de prata na Olimpíada do ano passado, mas que também tem sido perene, permanente. Nossa missão é seguir engajando e mantendo a modalidade em alta, para que mais mulheres pratiquem e a qualidade seja elevada e novas conquistas venham”, pontuou o presidente da CBF, Samir Xaud, que afirmou, ainda, que o Mundial de 2027 será um marco para a consolidação do protagonismo das mulheres no esporte e no país.

 

Informações da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados

Pixel Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *