Cidades

Escola da Prefeitura de Manaus certificada pela Unicef recebe Comitiva do MEC

O Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, da Prefeitura de Manaus, foi palco, nesta segunda-feira, 23/6, de uma visita da comitiva do Ministério da Educação (MEC). A visita contou com a presença do secretário municipal de Educação, Júnior Mar.

Liderada pelo secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, a comitiva visitou as dependências do Cime, para conhecer de perto as práticas pedagógicas exitosas do centro, que é referência na rede pública da capital amazonense. O Cime é ainda reconhecido com  certificação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como Unidade Amiga da Primeira Infância.

Para o secretário de Educação, Júnior Mar, a visita a uma unidade de ensino referência no ensino municipal representa que as ações da Prefeitura de Manaus voltadas à melhoria do ensino, principalmente voltadas à alfabetização na idade certa e ao combate ao analfabetismo, estão dando frutos.

“Manaus hoje é referência, porque priorizamos a alfabetização desde a educação infantil, com o programa ‘Aprende Mais’, que prepara nossas crianças de forma lúdica, e seguimos com o ‘Alfabetiza Mais’ até o 2º ano, garantindo que estejam alfabetizadas na idade certa. Estamos trabalhando para superar a meta de 61% no estado e, junto com os municípios, fazer do Amazonas um território livre do analfabetismo. Essa é a nossa prioridade”, completa o secretário.

O secretário-executivo Leonardo Barchini aponta que Manaus apresenta uma experiência muito positiva. Ele explica que a equipe técnica do MEC acompanha de perto o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar e pelos profissionais da educação, que atuam com muita dedicação, esforço e comprometimento na missão de alfabetizar suas crianças da melhor forma possível.

“Quem é bem alfabetizado na idade adequada tem mais segurança, mais chances de concluir a educação básica, além de melhores desempenhos ao longo dos anos. O nosso grande objetivo é garantir que, desde os primeiros anos, as crianças desenvolvam boa leitura, escrita e habilidades matemáticas, construindo uma base sólida para todo o percurso escolar e, consequentemente, para o desenvolvimento do país”, acrescenta Barchini.

Para Anderson Gameiro, gestor da escola, receber a equipe do MEC é uma grande satisfação, porque mostra que todo trabalho tem sido reconhecido, o que é uma motivação para continuar melhorando.

“Isso mostra que todo o trabalho que vem sendo feito não é só da gestão, mas de toda uma equipe comprometida, que está todos os dias se dedicando para oferecer uma educação de qualidade, uma educação que realmente transformem a vida das nossas crianças. Esse reconhecimento nacional só reforça que estamos no caminho certo, buscando uma educação cada vez mais integral, inclusiva e transformadora”, finaliza Anderson.

Sobre o Cime

O centro foi inaugurado em dezembro de 2020 e atende, atualmente, 1.328 crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Anos Iniciais.  Atua com foco na Educação Integral, uma abordagem pedagógica que visa o desenvolvimento pleno dos estudantes, considerando as diversas dimensões do indivíduo e valoriza e respeita o protagonismo estudantil e reconhece o potencial dos profissionais que atuam na escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *