Entretenimento

Banco BV anuncia projetos vencedores da Seleção Cultural 2024

Quarta edição da iniciativa da instituição financeira prevê destinar cerca de R$ 800 mil para projetos que fomentem produções culturais criadas por mulheres negras em todo Brasil

O banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país, anuncia os projetos vencedores da quarta edição de sua Seleção Cultural. Mantendo o compromisso com a promoção da diversidade e inclusão, o BV realizou uma curadoria criteriosa para escolher projetos aprovados pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, aptos a captar recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As iniciativas contemplam diversas linguagens artísticas e têm como objetivo a valorização da comunidade negra feminina.

Cerca de R$ 800 mil serão destinados aos projetos já selecionados pelo banco BV e que se enquadram em ao menos uma das três categorias: formação e protagonismo de mulheres negras, criação e realização por mulheres negras, e memória e fortalecimento. Além disso, todas as iniciativas selecionadas promovem a inclusão, a participação social e a autonomia de mulheres negras, contribuindo para a redução das desigualdades e para a aceleração da inclusão social de maneira sustentável.

“Acreditamos que iniciativas como essa são essenciais para promover a equidade e criar oportunidades reais de desenvolvimento cultural e protagonismo social. A Seleção Cultural é uma das formas de materializarmos nosso compromisso com a diversidade e as políticas ESG, impulsionando projetos que geram impacto positivo e sustentável na sociedade.”, afirma Claudia Furini, diretora de Marketing, Estratégia de Clientes e ESG do banco BV.

O apoio aos projetos selecionados integra o programa anual de investimento social do banco, que impulsiona cerca de 45 iniciativas em áreas como cultura, esporte, saúde e promoção de direitos, beneficiando direta e indiretamente mais de 415 mil pessoas. 

Este ano, a Seleção Cultural do banco BV recebeu 80 inscrições e contemplou 4 projetos: o Museu do Samba, Instituto Cultural Bantu, Cinema Nosso e Instituto Cultural Villa-Lobos de Porto Velho. Essa iniciativa reflete o compromisso do banco com a valorização da equidade racial e de gênero, promovendo o protagonismo dessas mulheres. 

“A parceria com o BV no apoio ao projeto Samba D’elas é de extrema importância para fortalecer o fazer artístico-cultural de mulheres negras no universo do samba, impulsionando suas carreiras e ampliando sua atuação no cenário musical brasileiro. Por meio do projeto, vamos oferecer a capacitação em gestão de produções artísticas e gerenciamento de carreiras, oferecendo ferramentas práticas para que elas possam conquistar mais espaço e visibilidade no mercado cultural, além de maior autonomia e sustentabilidade em suas carreiras”, afirma Nilcemar Nogueira, diretora de projetos e idealizadora do Museu do Samba. 

Sobre o banco BV

O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em carteira de crédito e atua nos segmentos de Varejo e Corporate & Investment Banking. Em sua estratégia de negócios, reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O BV é especialista em crédito, líder no financiamento de veículos leves usados, painéis solares residenciais e empréstimos com garantia de veículos, além de ser a primeira instituição a compensar a emissão de CO2 dos automóveis que financia. Por meio do ecossistema BVx, o banco consolida todas as iniciativas de inovação e parcerias digitais. O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *