Missão da UGPE em Parintins alinha com Prefeitura novas etapas do Prosai
Uma equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), esteve, nesta terça-feira (10/12), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para alinhar com a Prefeitura do município as novas etapas do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), que o Governo do Amazonas está implantando na cidade.
A missão foi liderada pelo secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, e incluiu reuniões com o atual prefeito Bi Garcia e com o eleito Matheus Assayag e suas equipes técnicas, além de visita às obras de água e esgoto que estão em andamento.
“Com a Prefeitura, apresentamos o status atual do programa e o cronograma das ações para os próximos meses, discutimos alguns aspectos das obras que precisam de alinhamento para evitar duplicidade de investimentos e sobreposição de serviços. Esse é o momento de alinhamento institucional sobre as próximas etapas dos projetos que estamos levando ao município”, disse Campêlo.
O Prosai Parintins vai urbanizar uma área no entorno da Lagoa da Francesa que alaga na época das cheias. As obras vão abranger os bairros Francesa, Santa Clara, Santa Rita, Castanheira e Palmares. Nessas áreas, o programa vai implantar rede de esgoto e drenagem urbana, construir 504 unidades habitacionais e diversos equipamentos, como parques públicos, mercado, entre outros, além de dotar a cidade de um novo sistema de abastecimento de água.
As obras têm previsão de durar cinco anos, com investimentos previstos de R$ 437 milhões.
“A Prefeitura de Parintins vai receber o maior pacote de investimentos da história do interior do Amazonas. É muito importante a interação do Estado com a Prefeitura, porque o governo está fazendo a obra, mas quem vai receber o sistema e operacionalizar e manter o que for implantando é o município”, afirmou o secretário Marcellus Campêlo.
Durante a estada em Parintins, a equipe da UGPE também vistoriou o andamento das obras de saneamento básico, que foram antecipadas pelo governador Wilson Lima e avançam na cidade, com implantação de nova rede de água e perfuração de poços. A equipe também esteve no Centro de Reservação e Distribuição 2 (CRD2), onde nos próximos dias inicia a construção do primeiro reservatório elevado.
Já as obras de urbanização aguardam a assinatura do contrato de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para serem iniciadas. A UGPE aguarda para os próximos dias a aprovação da operação de crédito pelo Senado Federal. O pedido de autorização já passou na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e deve ir a plenário essa semana.