Amazonas

Suframa integra cartilha de emendas parlamentares do MDIC para 2025

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está oficialmente incluída na Cartilha de Emendas Parlamentares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA-2025). O documento, que abrange as iniciativas do MDIC aptas a receber emendas parlamentares, é parte das políticas públicas voltadas às metas da Nova Indústria Brasil (NIB), a nova política industrial do país. 

Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, recebeu a cartilha, acompanhada de apresentação feita pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, acompanhado do coordenador-geral de Desenvolvimento Regional, Igor Bahia, e dos servidores Caroline Vital e Agner Bié. Durante o encontro, foram apresentadas as três linhas de investimento — apoio à produção, infraestrutura para o desenvolvimento econômico e capacitação de recursos humanos — e discutidas estratégias de divulgação da cartilha junto à bancada parlamentar dos estados da área de atuação da Suframa, que abrangem Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá. 

Igor Bahia, explicou que as três linhas de investimento têm base na Resolução do Conselho de Administração da Suframa nº 72/2016, e estão diretamente ligadas à missão da Autarquia de promover o desenvolvimento socioeconômico na sua área de atuação, com vistas a impactar diretamente o objetivo estratégico da Suframa de transformar a região em um polo relevante de economia verde e digital. “Nós temos mais linhas de investimento, mas o MDIC pediu uma redução para focar nas que mais movimentavam recursos e essas três são as que historicamente trouxeram mais recursos para a região”, afirmou Igor. 

Bosco Saraiva ressaltou a importância desses recursos para aumentar a atuação da Suframa nos estados da Amazônia Ocidental e Amapá. “Esses investimentos são fundamentais para dar capilaridade às nossas ações no interior, especialmente em áreas mais isoladas”, disse. Waldenir Vieira também destacou a relevância das iniciativas. “Estamos restabelecendo as funções desenvolvimentistas da Suframa e essas linhas de investimento são essenciais para impulsionar a inovação e o crescimento regional”, afirmou. 

Como parte da estratégia para captação de recursos, a equipe da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional informou que organizará uma reunião com todas as unidades regionais da Suframa para disseminar o conteúdo da cartilha de emendas parlamentares, permitindo que cada unidade articule diretamente com os parlamentares de seus respectivos estados. Além disso, a representação da Suframa em Brasília será acionada para reforçar a divulgação e garantir apoio político para a alocação dos recursos nas três linhas de investimento propostas. 

*Linhas*

As linhas de investimento incluídas na Cartilha de Emendas Parlamentares são estratégicas para o desenvolvimento da região. O Projeto de Apoio à Produção abrange a aquisição de máquinas e a construção de imóveis destinados a atividades produtivas, como agroindústrias e entrepostos de mel, visando fomentar o crescimento das cadeias produtivas locais. A linha de Infraestrutura para o Desenvolvimento Econômico contempla projetos de pavimentação, obras de infraestrutura e aquisição de patrulha mecanizada, essenciais para melhorar a logística e a conectividade regional. Já a linha de Apoio à Capacitação de Recursos Humanos foca em atividades de educação técnica e profissional, voltadas à qualificação de mão de obra para fortalecer as atividades econômicas da área de atuação da Suframa. Essas iniciativas serão implementadas por meio de convênios, contratos de repasse e Termos de Execução Descentralizada (TED), garantindo a execução de projetos que atendam às demandas regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *