Amazonas

Pesquisas sobre inclusão de estudantes e alimentação sem glúten são apresentadas pela Fapeam, na ação Governo Presente

A cada sábado, diferentes projetos científicos serão apresentados às comunidades .


Neste sábado (20/7), das 8h às 14h, duas pesquisas foram apresentadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) durante mais uma ação do Programa Governo Presente, que se encontra atualmente em sua oitava edição. A atividade foi realizada na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII), localizada na Rua T8, Compensa, zona oeste de Manaus. A programação segue nos próximos sábados, até o fim do mês setembro, em diversas áreas da capital.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância das atividades e pesquisas apresentadas na escola durante o Programa Governo Presente, que reforça a Linha de Ação 4 da Fundação, de “Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação”.

“Temos aqui pesquisadores expondo resultados de pesquisa para um público muito diversificado, onde grande parte não conhece a Fapeam e aqui têm a oportunidade de conhecer a Fundação, saber o que ela faz, sobre os investimentos, resultados e impactos. Então, é uma oportunidade muito boa, porque estamos com outras secretarias que, dentro da sua missão, também têm a sua importância”, afirmou a diretora-presidente sobre a participação da Fapeam no Programa Governo Presente.

Na ação, foram expostas para o público os seguintes projetos científicos: “Sala de Produção de Material Pedagógico Estruturado”, do Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam), Edital n° 006/2021; e “Química em uma Cozinha sem Glúten”, do Programa Ciência na Escola (PCE), do Edital n° 002/2023.

O primeiro estudo teve o objetivo de oferecer suporte didático e metodológico, através da produção de material pedagógico estruturado, contribuindo para o trabalho docente dos professores que atuam na inclusão de alunos da educação básica com deficiência intelectual e transtornos.

O projeto da Sala de Materiais Pedagógicos Estruturados foi implantado no Centro de Apoio Educacional Específico (CAESP), da Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada na Rua Celetra 9, Adrianópolis.

A coordenadora desse projeto e mestre em educação, Regina Oliveira Tiradentes, da Secretaria do Estado de Educação e Desporto, afirma que a Fapeam acreditou e apostou em um projeto que incentiva professores da Educação Básica, que possuem mestrado e doutorado, por meio do PRODEB, a se fortalecerem na ciência, mostrando que o professor é de fato o cientista da educação.

“Participar desta ação, reflete o cuidado do Governo em estar próximo das pessoas, levando serviços e atuando de maneira efetiva nas diversas áreas sociais”, complementou Regina, sobre a importância do Programa Governo Presente.

O segundo estudo, do PCE, contextualizou fenômenos químicos, utilizando a cozinha sem glúten como laboratório alternativo, tornando acessível o conhecimento sobre Doença Celíaca e química para alunos do ensino médio. Essa enfermidade caracteriza-se como uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados.

A coordenadora do projeto, doutora em química Laila da Silva Pedroza, da Secretaria do Estado de Educação e Desporto, reforça sobre a importância da divulgação da pesquisa, visto que se trata de um projeto de alimentação seletiva, no qual a sociedade precisa conhecer e se apropriar. Vale ressaltar sobre o impacto do projeto, que será apresentado em um congresso de ensino de química no Pará.

“A Fapeam tem um ótimo trabalho de investigação e pesquisa trazendo projetos inovadores em nível escolar para a sociedade, pois com as bolsas concedidas obtivemos a verba para compras dos recursos para a realização do projeto. E, também, a importância para os alunos de nossa escola que foram envolvidos no projeto, e que estão projetando sua vida acadêmica para a área científica”, disse Laila.

As atividades desse projeto de pesquisa foram realizadas no Colégio Amazonense Dom Pedro I, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro, que vem desenvolvendo projetos financiados pela Fapeam há quatro anos. Por conta do incentivo da Fundação, os alunos participaram de congressos.

Além da apresentação das pesquisas, os visitantes e, principalmente e as crianças, participaram de jogos educativos e interativos, disponibilizados no estande da Fapeam.

Sobre o Prodeb

O Programa visa fomentar a concessão de auxílio-pesquisa para apoiar projetos de pesquisa e de inovação, visando à valorização dos mestres e doutores que atuam na Rede Pública de Ensino, no âmbito da educação básica, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da educação no Amazonas.

Sobre o PCE

O PCE visa apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Governo Presente

Em sua 8ª edição, o Programa Governo Presente acontece sempre aos sábados, em escolas da rede pública estadual, em diferentes zonas da cidade. Durante a ação, são oferecidos serviços como emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial, acesso a crédito, atividades esportivas e palestras. Ao todo, 37 órgãos estaduais estão envolvidos na ação de cidadania.

FOTOS: Divulgação/Fapeam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *