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Wilson Lima reforça compromisso do Estado com a geração de emprego e renda em apresentação de aeronave temática da Azul

Governador também destacou que a expectativa é de até 1 mil operações aéreas no período do festival; Azul é patrocinadora oficial do festival

O governador Wilson Lima reforçou, nesta segunda-feira (03/06), o compromisso do Governo do Amazonas com a geração de emprego e renda no Festival de Parintins 2024, durante apresentação de uma aeronave da empresa Azul Linhas Aéreas, adesivada em homenagem aos bois Caprichoso e Garantido. A Azul é patrocinadora oficial da festa e o evento foi realizado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste de Manaus.

O governador destacou a grandeza do evento, que deve movimentar o espaço aéreo de Parintins (a 369 quilômetros da capital) com até 1 mil operações de voos na semana do festival, que em 2024 acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, superando os mais de 800 voos realizados no mesmo período em 2023.

Ainda segundo Wilson Lima, a expectativa é de que a ilha tupinambarana receba, este ano, 120 mil turistas e que a economia local movimente mais de R$ 150 milhões no período do festival. Estima-se ainda a geração de 24 mil postos de trabalho indiretos com ações do Governo do Estado em torno do festival. Somado a isso, os dois bois juntos geram cerca de 5 mil empregos diretos.

“Isso é importante porque a gente destaca o Festival de Parintins não só pela festa, mas pelo que ela traz de benefício para aquela população que mora ali na região. Este ano devem ser gerados algo em torno de 30 mil empregos diretos e indiretos, só nas atividades da ilha, fora os empregos induzidos”, destacou Wilson Lima.

Além do governador, também estiveram presentes a Relações Institucionais da Azul, Letícia Schmitz; o presidente da Empresa de Turismo (Amazonastur), Ian Ribeiro; os presidentes dos bois, Rossy Amoedo (Caprichoso) e Fred Góes (Garantido); além da diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo e o deputado estadual Mário César Filho.

“Ter a Azul como patrocinador oficial, uma marca tão grande, uma das maiores companhias aéreas do Brasil, voando com o avião plotado para o Festival de Parintins, demonstra como o festival está sendo bem visto fora do nosso estado. Isso fomenta cada vez mais o turismo, as pessoas a quererem vir conhecer o festival, conhecer Parintins e conhecer a nossa cultura amazônica”, afirmou Ian Ribeiro.

Aeronave e voos para Parintins

Pela primeira vez, a companhia aérea Azul adotou também uma outra cor. A companhia estampou em uma de suas aeronaves Embraer E1, sua logo em azul de um lado e em vermelho do outro, junto aos bois-bumbás Caprichoso, com sua estrela azul, e Garantido, de coração vermelho. A homenagem foi ao ar, nesta segunda, abrindo o mês do evento, em voo que partiu de Manaus, por volta do 12h, com destino a Parintins.

“É muito bacana para gente, para o povo de Parintins, o povo humilde que prepara um grande espetáculo, uma grande festa, ter marcas potencializando cada vez mais o crescimento da nossa festa. E como parintinense, como artista e como presidente, nós temos muito a agradecer esse olhar de carinho, de atenção, que o governador tem por esse povo de Parintins”, completou Rossy Amoedo, presidente do Caprichoso.

“Queria agradecer ao governador Wilson Lima, que intermediou todo esse processo que a gente acompanhou. É importante a gente lembrar que o que produz tudo isso é a cultura do nosso estado, é a cultura da nossa Amazônia, é a cultura levada através do Festival de Parintins”, avaliou Fred Goés, presidente do Garantido.

Na prática, o investimento para além do patrocínio, resultou no aumento dos voos da Azul para Parintins. Neste ano, serão 150 voos extras até o dia 2 de julho, ou o dobro de assentos oferecidos em relação ao mesmo período no ano passado – passando de 9 mil para 18 mil lugares.

O trecho entre a capital amazonense e Parintins, conhecida como a Rota do Boi, terá uma média de 6 decolagens extras nos dias 26 e 27 de junho e 2 de julho, e nos demais chegará a uma média de 14 decolagens para Parintins, considerando voos regulares, extras e fretados, ultrapassando o fluxo da ponte aérea Rio-São Paulo (Santos Dumont-Congonhas), a rota doméstica mais movimentada da Azul, que conta com 13 decolagens diárias.

“É uma honra enorme ser um dos patrocinadores oficiais, a companhia aérea oficial do Festival de Parintins. E essa parceria já representa um acréscimo de nove mil assentos durante o festival para dezoito mil assentos, é um crescimento bem expressivo. Durante o período do festival, nós vamos ter quatorze decolagens para Parintins, que representa um número até maior que a nossa ponte aérea Rio-São Paulo”, explicou Letícia Schmitz.

Azul no Amazonas

Com incentivos do Governo do Amazonas, para as companhias aéreas concedidos na gestão Wilson Lima, a Azul é a empresa aérea com a maior malha na região amazônica, atendendo 13 municípios, como Parintins, Tefé Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé, Lábrea, Coari, Maués, Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro, Manicoré, Borba e Manaus.

A capital amazonense tem voos para outros 14 destinos, incluindo para a região, e também para Campinas (SP) e Recife (PE), dois principais hubs da Azul, além de voos diretos para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. A Azul lidera o mercado de aviação no Amazonas, com uma participação de 54% das decolagens.

FOTOS: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

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