Prefeitura de Manaus apresenta avanços no acompanhamento da Tuberculose em webconferência
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, nesta terça-feira, 7/5, às 14h, mais uma edição da série de webconferências, Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS). O tema abordado será ‘Atualizações sobre tuberculose’, a ser desenvolvido pela infectologista Tyane de Almeida Jardim, do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa. A webconferência pode ser assistida pelo link: https://abre.ai/jyk4.
O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, Alexandre Inomata, antecipa que em sua apresentação, a infectologista Tyane de Almeida Jardim vai falar sobre os impactos da doença no mundo e na realidade local, e sobre as ações de fortalecimento para o combate e controle da doença.
“Um dos aspectos a serem enfocados são os resultados animadores com o trabalho de acompanhamento dos contatos dos pacientes com tuberculose ativa, o tratamento da Infecção Latente da Tuberculose e também o uso de novos medicamentos que reduzem o tempo do tratamento da doença, o que aumenta a adesão”, adiantou.
Sobre este último ponto Inomata destaca que em Manaus os dados mais recentes apontam uma taxa de abandono 23,7%. A OMS (Organização Mundial de Saúde), estima que 71 por centro das pessoas que iniciam o tratamento no Brasil, conseguem conclui-lo, mas o esperado seria que esse percentual se elevasse para 85 por cento no mínimo”, relata.
A infectologista Tyane de Almeida Jardim é graduada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituição onde também é professora, e mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa