Unidades de saúde da prefeitura têm reforço com 26 novos bolsistas do programa ‘Mais Médicos’
Unidades de saúde da Prefeitura de Manaus tiveram reforço em suas equipes nesta semana, com o início da atuação de 26 novos bolsistas do “Mais Médicos para o Brasil”. O contingente abrange médicos selecionados na 3ª e 4ª chamadas do 28º Ciclo do programa, que se apresentaram na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da segunda-feira, 4/12, até esta quinta, 7/12.
A subsecretária de Gestão da Saúde em exercício, Aldeniza Araújo, enfatiza o papel importante dos bolsistas para o aprimoramento dos serviços e a ampliação da cobertura da atenção básica, viabilizando o reforço das equipes de saúde nas unidades situadas em áreas mais carentes da assistência básica.
“Os novos bolsistas vão atuar principalmente nas unidades de saúde nas zonas Leste e Norte, onde há maior demanda da população pelos serviços da atenção primária, por serem aquelas áreas mais extensas e populosas da cidade”, aponta.
Após a apresentação na sede da Semsa, os 26 bolsistas foram sendo lotados conforme a finalização dos cadastros na secretaria e a demanda da rede municipal. Eles foram distribuídos entre unidades dos Distritos de Saúde Norte, com dez bolsistas; Leste, com oito; Oeste, com cinco; Sul, com dois bolsistas; e Rural, com um.
Os médicos, que já iniciaram as atividades nas unidades e tiveram a inscrição homologada no programa federal, são todos intercambistas brasileiros, formados e habilitados para o exercício da medicina no exterior.
Entre eles está o rondoniense Gilmario Lemke, de 42 anos, que disse ter boas expectativas em atuar na atenção primária pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a oportunidade de aprender e de somar no atendimento à população da capital.
“Só trabalhei na saúde no meu país de formação, o Paraguai, e lá não existe o SUS, é uma coisa única do Brasil. E a atenção básica é a porta de entrada na rede de saúde, um lugar de acolhimento, onde o médico está mais perto das pessoas”, diz o médico, natural de Espigão do Oeste.
Programa
Com os convocados recentes, já são 264 médicos complementando os quadros da rede básica de saúde em Manaus. Os 26 novos bolsistas se somam a outros 238 em atividade pelo “Mais Médicos” em Manaus, dos quais 222 ingressaram em ciclos recentes, a partir do último mês de junho, e 16 são remanescentes de ciclos anteriores, recontratados neste ano pelo programa federal.
Além dos convocados do 28º Ciclo, candidatos selecionados no 31º e no 33º Ciclo – Modalidade Consultório na Rua já foram convocados para apresentação na Semsa desde o último mês de junho.
Ao todo, o Edital nº 5 do Ministério da Saúde, referente ao 28º Ciclo do “Mais Médicos” ofertou 256 vagas para atuação em Manaus. O chamamento foi publicado em maio deste ano, contando com 5.970 vagas, distribuídas entre 1.994 municípios brasileiros.
— — —
Texto: Jony Clay Borges / Semsa
Fotos: Divulgação / Semsa