Cidades

Ageman cobra explicações sobre a causa do incêndio ocorrido na Estação de Tratamento de Água da Ponta das Lajes

Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) está solicitando informações da concessionária Águas de Manaus, a fim de identificar as causas do incêndio ocorrido na Estação de Tratamento de Água da Ponta das Lajes, na tarde do último domingo 22/10, provocando a suspensão do abastecimento de água para mais de 40 áreas das zonas Leste e Norte da cidade. 

“A partir dessas informações, queremos identificar se os sistemas de segurança estavam com suas manutenções em dia e com isso avaliar se o problema poderia ter sido evitado. Estamos cobrando informações minuciosas da concessionária e vamos continuar acompanhando. A empresa, conforme o contrato de concessão, é obrigada a salvaguardar e proteger os bens do sistema público de água, tomando todas as providências necessárias para garantir o pleno funcionamento das estações, reservatórios e toda a infraestrutura utilizada para garantir o serviço de abastecimento para a população”, destacou o presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira.

Ainda conforme Elson, a prioridade agora é a retomada do abastecimento de água para as áreas atingidas. A concessionária tem enviado carros-pipa para atender as unidades de saúde, escolas, igrejas e áreas mais deficitárias. “Estamos vistoriando a conclusão dessa manutenção e a retomada do abastecimento, tão logo o serviço de manutenção emergencial seja concluído. Orientamos as pessoas a reservarem água”, afirmou.

Segundo a concessionária Águas de Manaus, o serviço deverá ser restabelecido após o término dos trabalhos que ainda seguem no decorrer do dia. 

Equipes da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento, da Ageman, estão desde as primeiras horas do ocorrido acompanhando os trabalhos emergenciais necessários ao restabelecimento do sistema elétrico e hidráulico, que vão garantir a retomada do abastecimento de água. Um relatório está sendo elaborado, a fim de subsidiar as providências que o órgão regulador deverá tomar junto à concessionária Águas de Manaus.

Os usuários que necessitarem de apoio de carro-pipa, podem acionar a concessionária de água pelo 0800 092 0195, ou ainda pelo aplicativo “Águas App”.

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