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HPS 28 de Agosto avança no projeto Lean nas Emergências para agilizar atendimento na unidade

A unidade de urgência e emergência vem apresentando resultados positivos nos atendimentos junto à população

O Hospital e Pronto Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM), passa pela 2ª fase do projeto Lean nas Emergências, uma ferramenta do Ministério da Saúde, implementada em parceria com o Hospital paulista Sírio-Libanês. No Amazonas, foi implantado em 2020 pelo governador Wilson Lima.

O Lean nas Emergências teve os resultados avaliados pela primeira vez no HPS 28 de Agosto, em 2021. “O tempo de atendimento do paciente sem internação, que antes esperava 402 minutos (cerca de 6 horas 7 minutos) para ser atendido, baixou para 91 minutos (cerca de 1 hora e 31 minutos), além do tempo médio de permanência no hospital, que antes era de 10 dias e, após o projeto, passou a ser de 3 dias”, explica Júlia Marques, diretora geral da unidade.

Nesta 2ª fase do projeto, que terá a duração de seis meses, iniciada em fevereiro de 2023, uma dupla de profissionais do Hospital Sírio Libanês realiza visitas presenciais quinzenais ao hospital, com o objetivo de capacitar as equipes, identificar oportunidades e implementar ações de melhoria. “Entre os progressos apresentados estão a redução ainda mais da média de permanência de internação dos pacientes, redução do fator de utilização de leito, aumento das cirurgias e, consequentemente, aumento do giro de sala cirúrgica”, explica a enfermeira Dayane Lima, coordenadora do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar do HPS 28 de Agosto.

De acordo com ela, o Lean possibilitou, ainda, revisar todos os processos do hospital e trabalhar com ferramentas como o 5s, que organiza os setores, observando e eliminando os excessos, desperdícios e perdas de materiais e medicamentos. Além disso, outra ferramenta importante nessa segunda fase é o Kamishibai que aumenta o giro de leito, favorecendo que a unidade funcione mais rápido, possibilitando que a equipe consiga atender os pacientes do Pronto Socorro e do Centro Cirúrgico com mais agilidade.

“Com muita dedicação e esforço das equipes o Hospital e Pronto Socorro está conseguindo avançar e transformar os indicadores de desempenho e qualidade. Já foram seis encontros e faltam mais quatro de muita troca de conhecimento e experiência, além da orientação com o engenheiro de produção Jean Kleber Chini, especialista em processo, e o médico intensivista Gutemberg Lavoisier Cruz, consultor médico, ambos do Hospital Sírio Libanês”, disse Dayane Lima.

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