Saúde realiza visita técnica para monitorar ações de controle da tuberculose em Parintins

Para monitorar e avaliar as ações de controle da tuberculose, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até sexta-feira (20/05), uma visita técnica ao município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A visita técnica é realizada para implementar o protocolo de Vigilância de Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) e o exame da prova tuberculínica, recomendada para o diagnóstico da ILTB.

Os técnicos também realizam visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e à rede laboratorial e hospitalar para dar suporte às ações de controle da doença e para realizar treinamento teórico e prático da prova tuberculínica.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que as ações realizadas no interior do estado, pela equipe do Programa Estadual de Controle à Tuberculose (PECT), são uma forma de intensificar o combate da tuberculose, aprimorando a Vigilância em Saúde desses municípios.

“Com esse reforço do PECT, o interior do estado é fortalecido e preparado para intensificar as ações de prevenção à tuberculose, visando uma rede de saúde preparada e sempre vigilante para atender a população local”, conclui Tatyana.

O treinamento de implementação da prova tuberculínica e do protocolo de ILTB também é realizado para equipes das secretarias municipais de saúde de Barreirinha e Nhamundá, municípios vizinhos de Parintins. “Parintins é um município estratégico e estamos aproveitando a proximidade territorial para capacitar também os técnicos de saúde dos municípios vizinhos”, destaca a coordenadora do PECT, Lara Bezerra.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a prevenção à tuberculose por meio do Programa de Controle da Tuberculose (PECT), no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *