Nova ponte da avenida Senador Raimundo Parente será entregue na próxima segunda-feira

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta terça-feira, 21/6, que a nova ponte da avenida Senador Raimundo Parente, no bairro Flores, zona Centro-Sul, será entregue na próxima segunda-feira, 27. A estrutura irá reestabelecer o fluxo de veículos no local.

“Nós tivemos um grande problema aqui. A água levou a ponte, junto ao ‘rip-rap’ e estamos resolvendo de forma definitiva. Fizemos uma grande ponte, alargamos o leito do igarapé. Amanhã, já vamos fazer o asfaltamento. Estamos fazendo os acostamentos e já na próxima segunda-feira vamos entregar para o tráfego essa tão importante via de interligação com a avenida Torquato Tapajós. Estou feliz com o que estou vendo e são problemas como esse que nós estamos resolvendo de forma definitiva na nossa cidade”, salientou Almeida.

Toda a antiga estrutura do gabião (tipo de fundação da ponte antiga) foi substituída. No total, 72 estacas foram implantadas e, em seguida, feita uma cortina de contenção, implantação das vigas longarinas e transversinas e a concretagem do tabuleiro, com lajes pré-moldadas.

As obras iniciaram no dia 17/3 deste ano, após a estrutura da ponte ser comprometida devido às fortes chuvas. A antiga ponte foi demolida e a equipe de obras removeu o antigo gabião. Após os levantamentos topográficos realizados, o projeto executivo foi elaborado.

A ponte que tinha 8 metros, agora possui 16 metros e está 1,5 metro mais alta, para que a água do igarapé possa passar sem provocar alagação, mesmo em dias de chuva. Em toda a margem do igarapé será implantada bolsacreto (método de contenção todo feito em concreto ensacado para evitar erosões nas margens do igarapé), para substituir o gabião existente que se encontra comprometido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *