Instituto da Mulher Dona Lindu lança novos projetos em comemoração aos 12 anos de história

Em comemoração ao aniversário de 12 anos da unidade, o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), lançou novos projetos que serão implementados ao longo deste ano. Entre as iniciativas estão a arrecadação de frascos para doação de leite materno, apoio psicológico às mães de bebês prematuros e a integração dos servidores com a natureza e a sustentabilidade.

A diretora do IMDL, Dalzira Pimentel, destaca a importância dos projetos, criados pelos funcionários do instituto, e a contribuição da unidade na assistência especializada às mulheres.

“Nesta unidade, acolhemos integralmente nossas usuárias resolvendo seus agravos de saúde e devolvendo-as curadas ao seio familiar. Por ser o único hospital especializado do estado nas doenças ginecológicas, sua importância ultrapassa as fronteiras do nosso estado. Com 12 anos de existência, ainda somos uma criança, mas trabalhamos como gente grande em prol da saúde das mulheres do Amazonas”, disse.

Para incentivar a doação de frascos para armazenamento de leite materno, a unidade lançou campanha interna de arrecadação. O servidor ou colaboradora que coletar mais frascos de vidro com tampa de plástico receberá uma premiação.

Saúde e sustentabilidade

O projeto Cheias de Vida, idealizado pelo Departamento de Psicologia do instituto, consiste no suporte psicológico terapêutico às mães que lidam com o quadro clínico de seus recém-nascidos. Além desse acolhimento, o IMDL está realizando, às sextas-feiras, a exibição de filmes para mães de recém-nascidos que estão internados na unidade por conta da prematuridade ou doenças crônicas.

Outra iniciativa é o Plante Futuro, que visa levar para a unidade a integração dos servidores com a natureza e sustentabilidade. Cada servidor ficou responsável por plantar uma muda nas dependências do instituto para arborizar o ambiente, inserindo mais verde e melhorando o espaço para as gerações futuras.

Reconhecimento

Ao longo de 12 anos em atividade, o IMDL recebeu prêmios e certificações nacionais e internacionais. A unidade é signatária de todos os programas do Ministério da Saúde (MS), sendo qualificado e mantendo os títulos conferidos, tais como: Projeto Nascer, Banco de Leite Humano, Método Canguru, Prematuridade, Faixa Bonito e Nascer no Brasil.

Em 2013, o Instituto foi credenciado pelo MS, Organização Mundial da Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o título de Hospital Amigo da Criança (IHAC), reconhecimento pelas ações de proteção e estímulo ao aleitamento materno.

Serviços

O IMDL oferta atendimento nas especialidades de ginecologia, obstetrícia, mastologia, neonatologia, suporte psicológico, serviço social, Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis) e abortamento legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *