Em Coari, Idam realiza curso de boas práticas para avicultores do município

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou, na semana passada, o curso Boas Práticas na Avicultura no município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus). A formação foi ministrada pelo técnico da Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan), o zootecnista João Marcos Miranda, e teve a participação de 33 produtores.

O curso compreendeu aulas teóricas e práticas por meio de visitas à granja do avicultor Claudomir Ferreira. Em parceria com o Sindicato dos Pescadores, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a prefeitura de Coari.

“No curso foram abordados tópicos desde o manejo inicial na criação, como a escolha do local e a chegada de animais, medidas de biossegurança, até a gestão da atividade avícola, com uso de planilhas de escrituração zootécnica. Foi oportunizado um dia de vivência em aviário da região, para a fixação do conteúdo teórico explanado”, relatou João Marcos Miranda, coordenador do Projeto Prioritário de Avicultura (PPA) do Idam.

A técnica em agropecuária Ana Karoline Fernandes, executora do PPA em Coari, comenta que a capacitação era bastante esperada pelos produtores/agricultores beneficiários do projeto.

“Por isso nosso interesse de proporcionar um curso completo na teoria e na prática. O curso teve importância fundamental e abriu a mente de nossos produtores quanto à criação de aves e seu manejo, superando todas as expectativas. Foi dinâmico, didático, e todos obtiveram conhecimentos com êxito”.

Conforme a técnica em agropecuária, o curso assegurou aos participantes conhecimentos fundamentais para a criação de aves de corte, postura e aves caipiras, aumentando a previsibilidade na produção por meio da elaboração do plano de trabalho da atividade, como também o aumento do controle econômico da produção por meio de cálculos e ferramentas da gestão de criação de aves de produção comercial.

O zootecnista João Marcos Miranda destacou que o curso faz parte das atividades de acompanhamento às unidades locais do Idam para alavancar o setor avícola no estado do Amazonas. “Além de proporcionar qualificação aos avicultores, tem a proposta de atualizar o corpo técnico executor da cadeia produtiva da avicultura, oportunizando melhorias na condição de renda e vida do interiorano”, apontou.

O avicultor Armando Junior expressou satisfação pela oportunidade de participar da formação.

“O curso foi tão importante para mim quanto toda a minha vivência em criar galinhas de forma empírica. Através da capacitação, tive toda a noção para resolver erros básicos que fazia em minha propriedade com a criação de aves. Porém, a partir de agora, graças aos ensinamentos adquiridos no curso, darei continuidade na minha granja da forma correta, para que possa aproveitar ao máximo a produção das aves”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *